Odor no ar-condicionado: o que causa e como resolver?

Em dias muito quentes, não há nada mais prazeroso que chegar em casa e ligar o ar-condicionado, não é mesmo? Ele deixa o ambiente mais fresco e agradável, perfeito para curtir com a família e relaxar após um dia de trabalho.

Mas para que isso seja possível, é importante que o aparelho esteja devidamente higienizado e com a manutenção em dia. Caso contrário, ao ligá-lo, você poderá sentir cheiros desagradáveis que podem interferir na qualidade do ar do ambiente.

Você já tem um aparelho desse na sua casa ou pretende comprar um? Então acompanhe o post para descobrir as causas do odor no ar-condicionado e como resolver isso!

Afinal, o que causa odor no ar-condicionado?

Algumas pessoas acham que o mau cheiro é proveniente de algum defeito no aparelho. Já outros imaginam que o cheiro vem do gás refrigerante. Na verdade, nenhuma dessas respostas está correta.

A causa mais comum é a falta de higienização, seguido por instalações incorretas e, por fim, causas externas. Veja abaixo em detalhes:

Aparelho sujo

O ar-condicionado é responsável por filtrar o ar do ambiente. Por isso, os filtros do aparelho devem ser limpos com regularidade.

Entretanto, o contato da poeira que entra no aparelho com a umidade da serpentina — algo como um sistema de mangueiras por onde passa líquido ou gás — cria o ambiente perfeito para o surgimento de mofo, que causa mau cheiro.

Dreno sem sifão

Quando o aparelho de ar-condicionado é instalado, geralmente, liga-se o dreno à rede de esgoto, ao banheiro ou à varanda.

Nesses casos, é muito comum que o sifão, peça que serve para evitar que cheiros desagradáveis voltem ao ambiente, seja esquecido.

Mofo pela casa

Como vimos no primeiro item, o ar-condicionado filtra o ar do ambiente durante o processo de climatização. Por isso, se alguma parede estiver mofada, ou até mesmo algum móvel, esse cheiro de mofo será absorvido e potencializado pelo aparelho.

Limpeza incorreta

Usar produtos químicos para limpar o ar-condicionado pode ser uma das causas do mau cheiro, pois esses produtos deixam resíduos e acabam com a vida útil do aparelho.

Odores que vêm de fora

Qualquer cheiro, bom ou ruim, que esteja do lado de fora da sua casa será absorvido pelo ar-condicionado por meio da mangueira do dreno. Por isso, é importante que essa peça seja embutida ou canalizada corretamente.

Por que é importante limpar o aparelho?

Em primeiro lugar, é questão de saúde e qualidade de vida. Imagine você e sua família em meio a uma proliferação de fungos, ácaros e bactérias por causa da sujeira do aparelho. Nada legal, né?

Além disso, uma limpeza correta e frequente garante o bom funcionamento do aparelho, aumenta sua vida útil e reduz despesas, como manutenção e consumo de energia.

Uma boa dica é verificar se o seu aparelho possui a função Auto Clean, aquela de limpeza automática, que serve para diminuir a umidade interna e minimiza bastante o surgimento de fungos. Se for comprar um aparelho novo, busque por modelos com essa função.

  • Facebook Social Icon
Avenida Desembargador Paulo de Oliveira Costa, 479 - Sala  1 - Centro - Taubaté - CEP 12010 - 230
Tel: (012) 3025-0225 Cel: (012) 9.9138-7834